Iso 9001

Informativos

Mantenha seu condomínio seguro


Se você mora em um condomínio, certamente já ouviu falar ou passou por uma situação de ameaça à sua propriedade. Os criminosos, atualmente, apostam na criatividade para se utilizar de diversos disfarces diferentes – tudo para entrar nos estabelecimentos. As fantasias vão desde técnico de TV a cabo, procurador de justiça, entregador, corretor de imóveis, gari... Já se viu de tudo. Para ter sucesso nesse plano, uma das melhores estratégias dos ladrões é estudar anteriormente o comportamento dos moradores e dos funcionários.

 

Por mais que alguns empreendimentos já tenham a vantagem de contar com itens de segurança, como guaritas blindadas e clausuras, a tecnologia ainda pode ser um item em falta para um planejamento completo de segurança: sensores, cercas elétricas, câmeras, monitoramento e biometria.

 

Porém, mesmo que seja adquirida essa tecnologia, toda a estratégia pode cair por terra se os colaboradores não seguirem à risca os procedimentos de segurança – ou seja, é preciso um trabalho em equipe para que a estratégia dê resultados.

 

Dicas de segurança para o seu condomínio:

Cuidados que sua portaria deve ter:

 

-       Não permitir a saída de visitantes carregando objetos ou pacotes sem a prévia autorização do morador visitado;

-       Se forem observados veículos estacionados ou rodeando frequentemente as proximidades do prédio, parecendo observar a rotina da portaria e acesso à garagem, acionar a polícia;

-       Na entrada ou saída de pessoas do condomínio ou da porta de garagem, somente abrir o portão depois de verificar se não há suspeitos nas proximidades ou escondidos, esperando para entrar junto aos moradores.

 

Cuidados para o acesso de visitantes e prestadores de serviço:

 

-       Sem aviso prévio do morador, não permitir que empregados domésticos ou crianças possam autorizar o acesso de visitantes;

-       Ao receber prestadores de serviços, é ideal identificá-los e anotar os dados de seus documentos;

-       O acesso de prestadores de serviço, sempre que possível, deve ser restrito a um horário já estabelecido e sempre com autorização do morador;

-       Aguarde para entrar ou para sair se o porteiro está identificando um estranho. Evite comentar sobre suas rotinas, seus bens, patrimônios e ganhos na frente de estranhos;

-       Antes de autorizar a entrada, o morador deve checar se quem está no portão é realmente o visitante que esperava.

 

Além de equipamentos de qualidade, é preciso que a cultura da segurança faça parte do cotidiano de cada morador. A prevenção e a cautela, através das dicas de segurança, devem estar presentes nas atitudes do dia-a-dia e podem ser o principal fator para salvar a vida e a propriedade das pessoas que ali moram.

 

Se você se interessou pela segurança eletrônica, conheça a equipe Embrasil Segurança. Junto a uma equipe qualificada, equipamentos de ponta acompanham a mais eficiente estratégia de segurança e geram um plano completo para a sua residência. Entre em contato pelo número (41) 3213-5888.