Notícias

Página inicial / Notícias / 4 dicas para cuidar da sua segurança pessoal 

4 dicas para cuidar da sua segurança pessoal 

O alto índice da violência sofrida pelos brasileiros é algo que assusta toda a população. Assaltos, roubos, mortes intencionais e outras tantas violências presenciadas no cotidiano do país chamam a atenção para a importante tarefa de promover maior segurança em todas as regiões.  

De acordo com dados do 15º Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2020 mais de 50 mil pessoas foram vítimas de mortes violentas no Brasil. Dentre as vítimas, 6 mil são crianças e adolescentes. Junto com os números assustadores da violência, cresce também o número de pessoas que buscam formas de se proteger e aumentar a sensação de segurança de diversas maneiras. 

O aumento da segurança da população depende de uma série de fatores e muitos deles não fazem parte da ação direta das pessoas – como aumento de políticas públicas e policiamento. No entanto, existe uma série de cuidados que podemos ter para reduzir as chances de sofrer algum tipo de violência quando saímos de casa. Confira abaixo 4 dicas que contribuem para manter a sua segurança. 

  1. Não saia sozinho em locais escuros e desertos: muitas pessoas gostam de fazer caminhadas no período da noite e acabam se expondo a situações de insegurança. Caminhar em locais sem movimentação e com iluminação precária não é uma boa ideia quando o assunto é cuidado com a segurança pessoal. Além disso, também é importante evitar estacionar o carro em locais distantes e isolados. Assaltos e sequestros costumam acontecer em ambientes mais afastados, com pessoas sozinhas ou que estejam distraídas. 
  1. Mantenha a atenção e guarde o celular: falando em distração, o uso do celular na rua é responsável por aumentar o nível de desatenção das pessoas. Centenas de assaltos e roubos de celulares acontecem quando o usuário está manipulando o aparelho na rua, distraído e sem perceber a movimentação suspeita ao seu redor. O uso de celulares no carro, com a janela aberta, também facilita a ação de assaltantes. O melhor cenário é utilizar o celular em locais controlados. 
  1. Evite transportar grandes quantias de dinheiro: com a expansão do uso de cartões de crédito e débito, o saque de dinheiro físico diminuiu bastante. Sabendo disso, pessoas mal intencionadas dobram a atenção em locais de saques de dinheiro, como caixas eletrônicos e bancos 24 horas. Evitar sacar e transportar dinheiro físico é uma estratégia importante para reduzir assaltos. Opte pelo uso de cartões que possam ser facilmente bloqueados, protegendo seu patrimônio e minimizando as chances de sofrer agressões durante assaltos. 
  1. Fique atento e não reaja: redobrar a atenção é um hábito que beneficia as pessoas em diversos aspectos. Seja para prever uma situação de risco ou reduzir as chances de sofrer com a violência, o aumento da atenção faz parte de orientações dadas por autoridades de segurança em situações de vulnerabilidade. No entanto, também é importante reforçar que, mesmo em caso de roubos e assaltos, as pessoas não devem reagir. A ação de bandidos pode ser imprevisível e instável, colocando ainda mais em risco quem está em uma situação de maior fragilidade. 

Atuar na gestão e prevenção de riscos deve ser uma ação de profissionais capacitados e treinados para isso. O serviço de segurança pessoal, por exemplo, faz um planejamento detalhado para amenizar as chances de uma ação violenta, garantindo maior proteção de todos os envolvidos. 

A Embrasil é especialista no atendimento de segurança pessoal. Uma empresa com uma equipe fortemente treinada para atuar de maneira adequada e que respeita as leis vigentes. Conheça as nossas soluções para a proteção de pessoas, estabelecimentos e instituições. Fale com a gente para saber mais. 

A saúde mental dos colaboradores é tão vital quanto suas habilidades técnicas. Priorizar o bem-estar...

O planeta enfrenta mudanças climáticas naturais evidentes, que são agravadas pela ação humana. O aumento...

A rotina empresarial é desafiadora e exige soluções eficientes para manter as operações funcionando de...