NOTÍCIAS

Saiba quais são as cidades mais seguras e as mais perigosas do Brasil

O aumento da violência é um tema de preocupação recorrente na sociedade. Afinal, é um assunto que afeta todos os setores, trazendo à tona o debate da importância de promover segurança para indivíduos, empresas e organizações. A busca por ambientes com menores índices de violência reflete na procura por cidades mais seguras e que, de certa forma, também oferecem mais qualidade de vida. 

Neste artigo vamos apresentar índices que mostram como a violência se espalha pelo Brasil. Além disso, também vamos mostrar dados que indicam locais para seguros, a partir das informações recentes que órgãos competentes apresentam em relatórios sobre o assunto. 

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) desenvolvem um estudo anual que retrata a violência no Brasil. O chamado Atlas da Violência faz análises fundamentais para compreendermos os dados mais recentes sobre a segurança no país. As informações do estudo nos mostram, por exemplo, que houve uma queda na taxa de homicídio em todos os estados brasileiros, com exceção do Amazonas. 

Quais são as cidades mais seguras do Brasil? 

De maneira geral, é importante pontuar que esta é uma pergunta complexa. São diversos os fatores a serem avaliados para se chegar a uma conclusão, com diferentes tipos de informações a serem consideradas. Para termos uma ideia do cenário de violência nas cidades brasileiras, vamos considerar os dados de Homicídios, de acordo com o Atlas da Violência. 

1670 municípios brasileiros não registraram nenhum homicídio em 2019, representando o dado mais recentes da pesquisa. Em 2018, foram 1611 municípios sem homicídios registrados. Neste ano, ao contrário do ocorrido em anos anteriores, o Atlas da Violência não especifica por municípios qual a taxa de homicídio por 100 mil habitantes.  

No entanto, a classificação é feita a partir dos estados brasileiros (disponível na Tabela 2.1 da pesquisa, página 18) . Veja na lista abaixo quais deles apresentam menores índices de homicídios no país: 

  1. São Paulo – 7,3/por 100 mil habitantes 
  2. Santa Catarina – 10,7/por 100 mil habitantes 
  3. Minas Gerais – 13,7/por 100 mil habitantes 
  4. Distrito Federal – 15,9/por 100 mil habitantes 
  5. Piauí – 17,4/por 100 mil habitantes 
  6. Mato Grosso do Sul – 17,7/por 100 mil habitantes 
  7. Paraná – 18,3/por 100 mil habitantes 
  8. Rio Grande do Sul – 19,2/por 100 mil habitantes 
  9. Rio de Janeiro – 20,6/por 100 mil habitantes 
  10. Acre – 21,7/por 100 mil habitantes 

Quais as cidades são as mais perigosas do Brasil? 

Da mesma maneira, é preciso avaliar uma série de dados para obter uma resposta para esta pergunta. Ainda observando o índice de homicídios, é possível perceber quais os municípios mais registraram esse tipo de crime, em 2019: 

  • Salvador – 1251 homicídios 
  • Manaus – 1076 homicídios 
  • Fortaleza – 751 homicídios 
  • Rio de Janeiro – 746 homicídios 
  • Belém – 622 homicídios 
  • Recife – 523 homicídios 
  • Brasília – 480 homicídios 
  • São Paulo – 454 homicídios 
  • Goiânia – 436 homicídios 
  • Belo Horizonte – 373 homicídios 

O que fazer para ter segurança? 

De modo geral, dados como estes apresentados acima geram preocupação em todos. Contudo, é preciso levar em consideração que existe uma série de ações que podemos tomar para minimizar a exposição à violência, além da procura por cidades mais seguras. A busca por empresas que fazem vigilância e monitoramento – de empresas e residências – é uma maneira de encontrar atendimento especializado. O monitoramento por câmeras, por exemplo, é uma ferramenta utilizada por diversas empresas que utilizam a tecnologia para promover mais cuidado e bem-estar em suas instalações. 

Quer descobrir quais soluções a Embrasil oferece? Veja abaixo quais são os nossos serviços e entre em contato. 

#SEGURANÇA
#VIAGEM
#FAMÍLIA

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS E MONTE
SOLUÇÕES PERSONALIZADAS
, DE ACORDO
COM SUA NECESSIDADE​:

ATENÇÃO

O Grupo Embrasil informa que não condiciona a participação dos seus processos seletivos a compra de cursos, pagamento de boletos ou qualquer ônus ao candidato. Nossos processos são totalmente gratuitos e são divulgados exclusivamente nas plataformas LinkedIn e site Embrasil