NOTÍCIAS

Manutenção predial: conheça três tipos de serviço

Quando andamos pela cidade, nos deparamos com edificações que estão no mesmo lugar e são utilizadas há décadas: 40, 50, quando não 100 anos ou mais. O que permite que elas permaneçam de pé e possam ser usadas durante tanto tempo, oferecendo conforto para seus ocupantes, é a manutenção predial. Ou seja, a aplicação de um plano de manutenção do edifício, que garanta seu bom funcionamento.

Um plano de manutenção predial inclui o acompanhamento e a atuação em todos os aspectos do local, como a parte estrutural, a alvenaria, as instalações hidráulicas e elétricas, revestimentos e qualquer outro equipamento que esteja dentro do edifício (como elevadores, por exemplo).

Além dos consertos

Mas observe que, no parágrafo anterior, mencionamos “o acompanhamento e a atuação” — isso quer dizer que a manutenção deve ser frequente, não apenas quando algo não está funcionando. Na verdade, a manutenção predial tem como principal objetivo evitar que as coisas deem errado. Afinal, um problema em um prédio pode gerar graves consequências.

Por isso, os edifícios, sejam eles comerciais, residenciais ou de uso misto, precisam ter um plano de manutenção predial, elaborado de acordo com as normas ABNT NBR 5674:2012. Os edifícios mais novos, além disso, contam com manuais de uso, entregues pela construtora, segundo a norma ABNT NBR 14.037:2011. 

Caso as normas não sejam observadas, o responsável pelo edifício pode ser penalizado por alguma coisa que acontecer. Dito isso, é interessante observar que existem três tipos de manutenção predial, dentro do escopo geral desse serviço:

Manutenção predial corretiva:

São aquelas consertos realizados em emergências, depois que um problema apareceu. Como um interfone que parou de funcionar, por exemplo. Como explicamos, esse tipo de manutenção não é o desejável, tanto porque pode acarretar em riscos para os ocupantes do prédio, como também porque costuma custar mais caro. Ou seja, é melhor prevenir.

Manutenção predial preventiva:

A manutenção preventiva é feita de acordo com um plano, que inclui inspeções, limpezas e outros tipos de ações periódicas para evitar que o edifício tenha problemas. Como elas são programadas, elas costumam demorar menos tempo e custar menos. Além disso, elas ajudam a manter os equipamentos funcionando corretamente, sem dar problema. 

Manutenção predial preditiva:

Além dos dois tipos acima, mais conhecidos, existe também a manutenção preditiva. Ela se parece bastante com a preventiva, já que sua função também é evitar problemas, mas há uma diferença crucial: a preditiva não segue um plano de manutenção e é feita o tempo todo. 

Além de incluir o uso adequado dos equipamentos do prédio, ela inclui sistemas que permitem acompanhar o funcionamento de forma contínua. Como sensores ou alertas, por exemplo. Quando um desses sistemas apresenta alterações, é sinal de que algum tipo de manutenção é necessário.

Com esses três tipos de manutenção predial, é possível garantir que tudo se manterá funcionando adequadamente na maior parte do tempo. Além de não ter problemas estruturais, nem oferecer riscos aos usuários do imóvel.

#SEGURANÇA
#VIAGEM
#FAMÍLIA

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS E MONTE SOLUÇÕES PERSONALIZADAS, DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE​:

Conheça nossas vagas. Realize o cadastro para trabalhar conosco.