O conforto e saúde dos funcionários é essencial para empresas que procuram crescer em um ambiente econômico desafiador. Consideramos que um ambiente saudável vai além da limpeza.
Embora a remoção da sujeira e dos germes seja muito importante, geralmente o bem estar da equipe, a motivação e a produtividade acabam sendo ainda mais evidentes no dia a dia.
Como organizar a limpeza?
A limpeza e higiene em locais com grande número de pessoas acaba sendo um trabalho de todos. É possível que com o trabalho conjunto da equipe, o ambiente permaneça sempre limpo e agradável. Mas para isso, é preciso que algumas medidas sejam decididas, informadas e colocadas em prática.
Veja alguns exemplos de ações simples que podem ser colocadas em prática na sua empresa:
- Desenvolva uma iniciativa de “mesas mais limpas” e mostrar como os espaços podem ser melhor utilizados, podem ficar mais limpos e organizados para ajudar a promover um ambiente de trabalho melhor.
- Todos precisamos usar laptops, computadores e smartphones e como usamos as mãos para lidar com eles, e no caso dos celulares colocamos diretamente no nosso rosto, os germes são facilmente transferidos para ele. Esses objetos que são tão usados podem conter números assustadores de bactérias e é por isso que é interessante disponibilizar papel toalha, álcool gel e líquido para fazer a limpeza dos objetos pessoais e mãos.
- Coloque sinais ou plaquinhas indicativas para relembrar as pessoas de como lavar as mãos. Além de outras, como, por exemplo, cubra sua tosse.
- Além dos banheiros, para incentivar a higiene constante das mãos, disponibilize sanitizantes em vários locais pelo prédio, especialmente em pontos críticos como: entradas, saídas, copa, entre outras.
- Proporcione um local adequado para alimentação, isso evita que as pessoas precisem comer em suas mesas. Migalhas acumuladas em teclados e cantinhos proporcionam um ambiente ótimo para o desenvolvimento das bactérias.
- Forneça produtos de limpeza profissional para a higienização adequada da empresa.
Leia também: QUAIS SÃO AS EXIGÊNCIAS PARA CONTRATAÇÃO DE EMPRESAS DE SEGURANÇA PRIVADA?
Limpeza e Higienização
A equipe responsável pela limpeza geral também deve receber algumas recomendações importantes. Uma delas é sobre o procedimento correto de limpeza e desinfecção. Completar estas etapas de forma adequada é a diferença entre um ambiente seguro e um ambiente que continua a oferecer riscos mesmo após parecer limpo.
- Manter as janelas sempre abertas ajuda a melhorar o ambiente e a diminuir riscos a saúde de todos os colaboradores;
- Colaboradores doentes devem ser afastados para reduzir o risco de contaminação e proliferação de infecções.
Para criar e manter um ambiente saudável é essencial que medidas como essas sejam colocadas em prática. Planejar, organizar, orientar e proporcionar um ambiente em que seja possível implementar as ações é muito importante para que toda a equipe esteja engajada e trabalhe junto em direção ao objetivo.
A Equipe da Embrasil é treinada periodicamente, além de ser supervisionada por profissionais de campo que garantem a utilização correta e obrigatória de EPIs, aplicação de produtos químicos e utilização dos equipamentos e tecnologias disponíveis para garantir eficiência e reduzir custos da limpeza e higienização da sua empresa. Entre em contato com os nossos especialistas e agende uma visita técnica.