Notícias

Página inicial / Notícias / Novembro Azul: juntos contra o câncer de próstata

Novembro Azul: juntos contra o câncer de próstata

Se o mês de outubro é voltado para a conscientização sobre o câncer de mama, o mês de novembro tem como alvo o câncer de próstata. Nós já falamos aqui sobre as origens do Outubro Rosa e, hoje, vamos conversar sobre como surgiu o Novembro Azul – afinal, os homens também precisam cuidar da saúde!

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele do tipo não melanoma. Tanto é que, para 2018, a estimativa é de mais de 68 mil novos casos da doença.

Entre a população masculina, o tumor de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer, fazendo uma vítima fatal a cada 36 homens. Porém, quando detectado precocemente, o tratamento é menos invasivo e oferece mais chances de cura.

O que é o Novembro Azul?

A campanha Novembro Azul é realizada no mundo todo, e visa mostrar a importância da conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata. Isso porque, em grande parte dos casos, a doença se desenvolve lentamente, sem apresentar sintomas.

Dessa forma, com medidas preventivas, como a realização de exames específicos, é possível realizar diagnóstico precoce e tratamento adequado, aumentando as chances de cura.

Quais são as possíveis causas do câncer de próstata?

Assim como os principais tipos de câncer, a causa exata que desenvolve o câncer de próstata ainda não é totalmente conhecida. Sabe-se que a doença surge por meio da interação entre fatores ambientais e certa predisposição genética.

Uma interação como essa provoca algumas mutações no DNA. Isso causa o crescimento anormal em células da próstata, resultando no crescimento anormal e incontrolável, ação que leva à formação de tumores malignos. A seguir, vamos entender melhor as causas do desenvolvimento desse tipo de câncer.

● Idade;

● Hereditariedade;

● Alimentação;

● Tabagismo;

● Alterações genéticas;

● Sedentarismo e obesidade.

Como prevenir?

Há duas formas de prevenir o câncer de próstata: realizar os exames frequentemente e adoção de hábitos saudáveis. Portanto, é recomendável que:

● Realize um check-up anualmente;

● Faça o controle do colesterol, diabetes e pressão;

● Pratique exercícios físicos regularmente,

● Mantenha o peso ideal;

● Evite cigarro e abuso de álcool;

● Mantenha uma alimentação equilibrada.

Além disso, é essencial que se realizem exames periódicos, como: hemograma completo, teste de urina e de IMC e verificação do perímetro abdominal. Agora que você conhece a importância da campanha Novembro Azul para garantir a saúde e bem-estar do homem, procure atendimento médico para realizar os exames preventivos de forma regular a partir dos 50 anos, mesmo que não exista nenhum caso da doença em sua família. Afinal, a prevenção é a melhor forma de garantir a qualidade de vida!

A saúde mental dos colaboradores é tão vital quanto suas habilidades técnicas. Priorizar o bem-estar...

O planeta enfrenta mudanças climáticas naturais evidentes, que são agravadas pela ação humana. O aumento...

A rotina empresarial é desafiadora e exige soluções eficientes para manter as operações funcionando de...