Outubro é caracterizado como o mês de prevenção ao câncer de mama. A data merece atenção pois o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, no Brasil e no mundo, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos de câncer a cada ano. Esse percentual é de 29% entre as brasileiras. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), são previstos mais de 66 mil novos casos de câncer de mama neste ano no país.
Confira a seguir como prevenir o câncer de mama.
Como começou a Campanha Outubro Rosa?
Outubro Rosa é um movimento que começou nos anos 90, nos Estados Unidos, com o intuito de promover a conscientização sobre o câncer de mama. De início as campanhas eram fomentadas apenas em alguns estados isolados. Com o passar dos anos a campanha começou a ter maior magnitude, até que foi aprovada pelo Congresso Americano e passou a ter o reconhecimento legítimo como o mês de prevenção ao câncer de mama.
No Brasil o Outubro Rosa só começou a ter início em 2002, com a notória iluminação cor de rosa no Obelisco do Ibirapuera. Após isso, o Outubro Rosa foi ganhando força aos poucos ao longo dos anos, até que por volta de 2008 várias cidades e estados já haviam adotado a campanha.
Possíveis sinais e sintomas
O câncer de mama pode tanto apresentar sintomas, quanto ser assintomático para muitas mulheres. É importante, portanto, que a mulher conheça bem o seu corpo para
analisar com frequência qualquer alteração nas mamas e procurar o médico ao notar alguma anormalidade.
Alguns sintomas para estar atenta:
● Alterações no tamanho ou forma da mama;
● Nódulo único e endurecido;
● Dor na mama ou no mamilo;
● Sensação de nódulo aumentado na axila;
● Vermelhidão, inchaço, calor ou dor na pele da mama, mesmo sem a presença de nódulo;
● Nódulo ou caroço na mama, que está sempre presente e não diminui de tamanho;
● Inchaço do braço.
O aparecimento dessas anormalidades pode ocorrer de forma isolada ou simultânea. Esses sinais nem sempre indicam a presença de um câncer, por isso é necessário consultar um médico para um diagnóstico preciso.
Como a qualidade de vida pode ajudar na prevenção?
Dietas ricas em gorduras, obesidade e sedentarismo são fatores relacionados à incidência dessas doenças. Confira alguns hábitos saudáveis que contribuem para uma vida melhor e ajudam a prevenir o câncer:
• Realização de exercícios físicos;
• Evitar o fumo e excesso de bebida alcoólica;
• Evitar o sobrepeso e obesidade.
É importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem técnica específica, valorizando a descoberta casual de
pequenas alterações mamárias. Em caso de permanecerem as alterações, elas devem procurar logo os serviços de saúde para avaliação diagnóstica.
–
A postura atenta das mulheres em relação à saúde das mamas é fundamental para a detecção precoce do câncer da mama. Apoie esta causa e compartilhe este conteúdo!