Notícias

Página inicial / Notícias / Por que as empresas estão implementando o reconhecimento facial?

Por que as empresas estão implementando o reconhecimento facial?

A tecnologia se tornou uma grande aliada na segurança das empresas e, com o passar do tempo, ela só melhora. Com o avanço das ferramentas tecnológicas, os empreendimentos passaram a contar com mais precisão na proteção do seu patrimônio. Mas será que existem formas de potencializar a segurança patrimonial?

Você já deve ter visto em desenhos e filmes futurísticos que o reconhecimento facial é uma estratégia de controle de acesso a locais protegidos. A boa notícia é que a tecnologia está ganhando mais espaço no mundo real, contribuindo diretamente para evitar fraudes e acessos com identidades falsas.

Vamos entender o que é reconhecimento facial e como ele pode ser útil no seu negócio. Antes de tudo, o reconhecimento facial é uma tecnologia que faz a leitura e reconhecimento de rostos humanos. O sistema é capaz de identificar quem é a pessoa na frente do leitor e puxar uma série de dados referentes a ela. É uma tecnologia pertencente aos recursos de segurança biométrica, que oferece precisão na leitura e alta confiabilidade.

Vantagens do reconhecimento facial

Vamos entender agora como esse recurso tecnológico pode somar na segurança da sua empresa. De maneira prática, a ferramenta pode trazer os seguintes benefícios:

Agilidade: a leitura facial é um mecanismo de alta velocidade, identificando com agilidade a pessoa que está passando pelo leitor biométrico. 

Segurança: por se tratar de uma tecnologia de alta precisão, o leitor facial também é considerado um equipamento seguro. Inclusive ele é indicado como item de segurança para acessos em bancos, salas de controle e monitoramento, salas de arquivos de dados e outros espaços que exigem controle minucioso.

Registros de acesso: além de liberar ou bloquear o acesso de pessoas a determinados espaços, a leitura facial também é capaz de armazenar informações e registrar os acessos ou tentativas. Em caso de tentativa de frades, por exemplo, é possível acessar os dados e verificar o que foi registrado pelo sistema.

Integração: o reconhecimento facial pode ser integrado com outros softwares utilizados pela empresa, tornando o sistema mais completo para identificar situações de risco. Um exemplo disso é a leitura facial estar integrada a uma catraca de segurança. Em caso de negativa na liberação, a catraca é travada e não permite o acesso ao ambiente.

Cuidados com a privacidade do usuário

A tecnologia de reconhecimento facial também é acompanhada de responsabilidades. Existe uma lei no Brasil chamada de Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), responsável por proteger a privacidade das pessoas, respeitando seus direitos fundamentais.

Como mencionamos, a leitura e reconhecimento facial armazenam as informações das pessoas em banco de dados, permitindo que aquela informação fique disponível para consultas. Apesar de não existir uma regulamentação específica sobre o assunto, as empresas devem ficar atentas ao uso adequado dos dados, respeitando a legislação que trata da proteção dessas informações e que garantem a integridade das pessoas.

Procure uma empresa especializada!

Todas as vantagens e responsabilidades do uso de reconhecimento facial para proteger o seu negócio são garantidas com os serviços de empresas especializadas. A Embrasil oferece serviços completos de reconhecimento facial, garantindo confiabilidade para as empresas que necessitam de segurança. Entre em contato com a gente e conheça as nossas soluções para ampliar a proteção do seu ambiente empresarial.

A saúde mental dos colaboradores é tão vital quanto suas habilidades técnicas. Priorizar o bem-estar...

O planeta enfrenta mudanças climáticas naturais evidentes, que são agravadas pela ação humana. O aumento...

A rotina empresarial é desafiadora e exige soluções eficientes para manter as operações funcionando de...