Quando o assunto é segurança, existe uma série de componentes a serem considerados e combinamos, construindo um cenário efetivo para garantir a segurança patrimonial das empresas. A partir dessa ideia, o conceito de segurança integrada contribui para o desenvolvimento de ações para manter as empresas mais afastadas de riscos e perdas patrimoniais.
Antes de mais nada, segurança integrada trata-se de um termo criado para definir e descrever um conjunto de ações, medidas e equipamentos utilizados de maneira integrada. Ou seja, todos esses elementos são elencados para garantir que o patrimônio das empresas esteja menos vulnerável a perdas e danos.
De maneira prática, a junção de equipamentos tecnológicos e atividades humanas permite que as empresas corram menos risco de ameaças, tanto do ponto de vista virtual, quanto físico.
Recursos humanos e equipamentos na segurança integrada.
Quando falamos em recursos humanos, nos referimos à utilização de recursos de atuação de profissionais que contribuem com a segurança empresarial. Exemplos disso são os porteiros e vigilantes, responsáveis pela identificação de pessoas, conferências de documentos, observação de comportamentos e acompanhamento do fluxo de pessoas em determinado local.
Já os equipamentos tecnológicos atuam como aliados desses profissionais, combinando a experiência desses recursos humanos com o alcance da tecnologia. Como exemplo, podemos destacar a utilização de equipamentos como: controles de acesso, cerca elétrica, sensores de presença, alarmes, biometrias e telemetria, reconhecimento facial, câmeras de Raio-X, botão de pânico e emergência, e outros.
Unindo recursos para ter uma segurança efetiva
Quando fazemos a junção de recursos humanos com equipamentos de tecnologia, o potencial de segurança e proteção aumenta. Dessa forma, a combinação da atuação humana e tecnológica permite um maior alcance, facilitando o processo de segurança e garantindo um ambiente mais protegido.
Existem alguns pontos a serem considerados para obter uma segurança integrada de qualidade:
Entrosamento de recursos: uma equipe bem treinada, com gestão eficiente e atuação efetiva em situações de risco precisa estar alinhada com a tecnologia disponível. Isso significa que a equipe precisa conhecer os sistemas de segurança, de modo que garanta o melhor uso da tecnologia para oferecer uma segurança completa.
Empresa especializada: uma maneira de garantir que a equipe e a tecnologia estejam corretamente alinhadas é utilizar os serviços de uma empresa especializada. Empresas terceirizadas do setor de segurança fornecem a integração dos recursos de maneira eficaz, otimizando recursos e compreendo as necessidades dos clientes.
Conheça algumas vantagens de contratar uma empresa terceirizada para fazer segurança integrada:
- Garantir uma equipe especializada e otimização recursos, não havendo necessidade de fazer treinamentos internos.
- Reduzir riscos por meio do uso de potencial humano e tecnológico.
- Equipe adequada para cumprir exigências determinadas por órgãos regulatórios.
- Obter inteligência operacional ágil e respostas assertivas diante de cenários de riscos.
- Ter acesso a profissionais com experiência no mercado e que oferecem soluções customizadas, respeitando as particularidades de cada empresa.
A partir dessas vantagens, a segurança integrada é um recurso importante para o setor empresarial, oferecendo ferramentas interessantes diante da necessidade de cada empreendimento. Ficou curioso para saber como a segurança integrada pode ajudar a sua empresa? Confira os recursos que a Embrasil oferece para proteger o seu negócio.
Saiba também como a tecnologia pode auxiliar na proteção do seu patrimônio. Clique AQUI para solicitar um orçamento.