Notícias

Página inicial / Notícias / QUAL É A FUNÇÃO DO SEGURANÇA PATRIMONIAL? 

QUAL É A FUNÇÃO DO SEGURANÇA PATRIMONIAL? 

A segurança do setor empresarial é uma pauta em evidência no Brasil, visto o aumento da necessidade de proteger os espaços e garantir ambientes de maior produtividade. Antes de mais nada, as empresas buscam soluções que garantam a integridade dos seus negócios e possam contribuir para a redução de perdas e danos de patrimônio. A procura por serviços que tenham o papel de proteger os ambientes também deve passar por uma pergunta simples: qual é a função do segurança patrimonial? 

Como o nome sugere, segurança patrimonial é a atividade profissional que tem como objetivo proteger ambientes, bens e ativos da empresa. O profissional que atua como segurança patrimonial recebe uma série de treinamentos que o capacitam para atuar de forma preventiva, que saiba detectar situações de risco e, por fim, saiba reagir de forma adequada em caso de problemas e situações que ferem a integridade patrimonial da empresa. 

O vigilante patrimonial também é apto para proteger pessoas. Quando falamos em patrimônio, não devemos esquecer que os colaboradores e parceiros das empresas são componentes fundamentais que garantem o sucesso daquela organização. Vigilantes patrimoniais compreendem a importância do conjunto e estão aptos para agir com respeito e profissionalismo. 

Descubra abaixo quais atividades fazem parte da função do vigilante patrimonial: 

  1. Olhar atento e prevenção de riscos: vigilantes patrimoniais são capacitados para identificar potenciais situações que colocam todos ao redor em perigo. Identificar e monitorar as vulnerabilidades do ambiente são atribuições desta profissão. 
  1. Controle de fluxo e acessos: cada empresa possui uma realidade quando o assunto é controle de fluxo. Em muitos casos, os acessos de pessoas são limitados e, assim, gerenciados pelo vigilante patrimonial disponível. São estes profissionais que conferem entrada e saída de ambientes, que fazem a liberação de circulação aos espaços e assim por diante. 
  1. Agir adequadamente em cada situação: profissionais de vigilância patrimonial possuem conhecimento para gerenciar situações de crise. Isso significa que são capacitados para acionar setores adequados em cada situação. Em casos de incêndio, por exemplo, vigilantes patrimoniais acionam bombeiros e brigada de incêndio, além de orientar as pessoas para seguirem para ambientes seguros. 
  1. Cuidado 24 horas por dia: a vigilância patrimonial também é um recurso disponível na modalidade integral, ou seja, 24 horas por dia. Trata-se de uma ferramenta interessante para empresas que necessitam de vigilância intensiva. 

A vigilância patrimonial pode ser aplicada em diferentes tipos de setores: 

  • Indústrias 
  • Escolas 
  • Hospitais 
  • Bancos 
  • Condomínios  
  • Ambientes prisionais 
  • Empresas de diferentes portes 

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a estimativa é que mais de 545 mil profissionais de vigilância atuavam no setor, em 2020. Com o aumento da violência no país, empresas procuram o serviço especializado para garantir atendimento adequado para seus ambientes. 

A Embrasil oferece serviços de segurança integrada há mais de 25 anos, com eficiência e respeito pelos seus clientes. Sua missão é disponibilizar profissionais qualificados e treinados, atendendo a necessidade do mercado por mais segurança e proteção. Conheça o serviço de vigilância patrimonial da Embrasil e conheça nossas soluções para o seu negócio

A saúde mental dos colaboradores é tão vital quanto suas habilidades técnicas. Priorizar o bem-estar...

O planeta enfrenta mudanças climáticas naturais evidentes, que são agravadas pela ação humana. O aumento...

A rotina empresarial é desafiadora e exige soluções eficientes para manter as operações funcionando de...