Uma das principais preocupações das empresas – de qualquer área de atuação – é a preservação de patrimônio e a segurança de suas equipes de trabalho. A segurança está entre os pilares essenciais para garantir o desenvolvimento do negócio, evitando prejuízos e diminuindo a sensação de insegurança em ambientes empresariais.
No entanto, para garantir maior eficiência na proteção das empresas é necessário pensar a segurança de maneira integrada. Isso significa que um conjunto de ações podem ser desenvolvidas, aumentando a confiabilidade das estratégias utilizadas.
A segurança integrada nada mais é do que utilizar diferentes ferramentas para aumentar a proteção do ambiente, atuando de maneira estratégica e eficiente. A partir disso, danos e ações violentas são prevenidas com maior eficácia, permitindo que a sua empresa possa se concentrar no que realmente importa: crescimento e desenvolvimento.
Quais recursos são utilizados na segurança integrada?
Existem duas questões importantes quando falamos em garantir a segurança do seu patrimônio: uso adequado de tecnologia e a gestão dessas ferramentas. A tecnologia se tornou uma grande aliada para o setor de segurança, oferecendo recursos de grande valor para a preservação do patrimônio. Com a tecnologia, nós podemos acessar um sistema de monitoramento em tempo real, fazer a gravação de imagens em um circuito interno de câmeras, identificar pessoas que estejam passando pelos ambientes e outros.
O interessante é que os equipamentos de tecnologia estão cada vez mais avançados, contribuindo muito para reduzir a vulnerabilidade das empresas. Centrais de monitoramento, sensores de identificação e presença, controle de acesso, biometria e telemetria, alarmes, câmeras e outras tecnologias são exemplos de como a tecnologia é capaz de tornar a segurança maior em diferentes tipos de espaços.
Da mesma maneira, a tecnologia não é capaz de fazer todo o trabalho sozinha. A gestão dessas ferramentas é igualmente fundamental para promover um ambiente seguro. Profissionais que atuam em equipes de segurança devem ter treinamento adequado para utilizar a tecnologia corretamente, além de identificar situações de maior risco para a empresa.
O papel de seguranças, vigilantes e porteiros é indispensável para compor a integração dos profissionais que trabalham neste segmento. Vigilantes e seguranças são, muitas vezes, o primeiro contato que o indivíduo suspeito tem com a empresa, sendo importante o treinamento adequado para que seu trabalho seja o mais eficiente possível.
Além disso, quando passam por capacitação adequada, estes profissionais conseguem identificar as vulnerabilidades de segurança e as lacunas que devem ser preenchidas para promover mais segurança no ambiente. Profissionais capacitados também atuam rapidamente para fazer a gestão de crise em situações perigosas, reduzindo o impacto direto em funcionários, clientes e parceiros da empresa.
Também vale destacar que a segurança integrada pode ser aplicada em diferentes espaços, respeitando as necessidades de cada ambiente. Condomínios residenciais e comerciais, empresas, escolas, hospitais, bancos e setor industrial são exemplos de locais em que a segurança pode e deve ser integrada.
A Embrasil atua há mais de três décadas no setor de segurança. Com alta capacidade técnica, a Embrasil desenvolve projetos e soluções personalizadas para cada ambiente. Conheça nossos serviços e entre em contato.