Notícias

Página inicial / Notícias / Segurança perimetral e à distância: como aumentar a proteção de ambientes

Segurança perimetral e à distância: como aumentar a proteção de ambientes

Com o aumento constante da violência em áreas urbanas e rurais, a necessidade de recursos que garantem mais proteção desses espaços também cresce. Neste contexto, a tecnologia é uma aliada quando o assunto é maior desenvolvimento de estratégias para aumentar a sensação de segurança. O avanço da tecnologia contribui diretamente para o alto desempenho da segurança em diversos tipos de propriedades.

Vamos te apresentar hoje a segurança perimetral, que é um importante recurso para aumentar os níveis de segurança de espaços privados, potencializando a redução de ações de violência e vandalismo. Neste artigo, vamos explicar o que é e qual a função da segurança perimetral, além de indicar como ela oferece recursos para promover mais proteção em ambientes diversos.

O que é segurança perimetral?

O nome “perimetral” já nos ajuda a ter uma ideia do que este método de segurança se trata. Perimetral tem a ver com o perímetro, ou seja, a linha que delimita uma área ou espaço do local que necessita de segurança reforçada. A segurança perimetral tem como objetivo construir barreiras em torno de determinados locais, criando dificuldades avançadas para tentativas de invadir aquele ambiente.

A segurança perimetral tem por princípio a criação de três tipos de barreiras:

Barreira física: são estruturas físicas que dificultam o acesso ao espaço, contribuindo para afastar tentativas de violência, roubos ou vandalismos. Grades altas e estruturadas, muros, arames farpados, objetos pontiagudos em cima de muros e cercas elétricas são exemplos claros de barreiras físicas. As barreiras físicas, além de desmotivar assaltos, também contribuem para aumentar o risco de as pessoas serem feridas enquanto tentam entrar nas propriedades – contribuindo para afastar tentativas de invasão no local.

Barreira tecnológica: esse tipo de estratégia utiliza a tecnologia para fazer monitoramento daquele espaço, além de gerar alertas com equipamentos de precisão e equipes treinadas. Exemplos de barreiras tecnológicas podem ser vistos em alarmes, sensores de movimento, câmeras estrategicamente instaladas e outros recursos importantes. Com o apoio tecnológico, ambientes grandes podem ser monitorados e protegidos durante 24 horas por dia.

Barreira psicológica: as barreiras físicas e tecnológicas são, por si só, ótimas estratégias para aumentar a segurança perimetral. No entanto, de maneira indireta, elas também contribuem para que uma nova barreira seja criada. A barreira psicológica gera intimidação dos invasores quando se deparam com equipamentos de segurança. No entanto, existem recursos que também desempenham um papel de recuar pessoas mal intencionadas, como avisos de ambientes sendo filmados, presença de cães, avisos de proibição de entrar no local e outros. As barreiras psicológicas também são aliadas importantes para cuidar da proteção da propriedade.

De maneira geral, todas as barreiras citadas desempenham um importante papel de impedir ataques ao patrimônio, já que a detecção de situações suspeitas é um importante passo para que a gestão de crise seja realizada da melhor maneira. Essas barreiras também podem dificultar a entrada de pessoas estranhas, ganhando tempo para que a polícia ou segurança particular chegue até o local.

Com estratégia e os recursos certos, a Embrasil contribui para a melhoria de segurança de centenas de empresas, com foco em expandir a proteção de pessoas e espaços privados. Nossas soluções contribuem para o aumento da sensação de segurança, além de preservar a integridade dos ambientes. Saiba como podemos ajudar você e a sua empresa também: entre em contato com a gente!

O planeta enfrenta mudanças climáticas naturais evidentes, que são agravadas pela ação humana. O aumento...

A rotina empresarial é desafiadora e exige soluções eficientes para manter as operações funcionando de...

O período de férias é tradicionalmente marcado por uma redução no fluxo de colaboradores e...