NOTÍCIAS

Vale a pena contratar um seguro residencial?

O seguro residencial não é mais comum, em todo o país, é o seguro para automóveis: afinal, todos querem ter a quem recorrer caso sofram um acidente ou tenham seu carro roubado, não é mesmo? Além disso, o seguro para eletrônicos — como smartphones e notebooks — está se tornando cada vez mais popular, já que esses equipamentos são caros e podem ser roubados facilmente.

Mas você já cogitou contratar um seguro para sua casa? Sim! Esse tipo de apólice não é tão conhecida pelos brasileiros. Mas também pode ser interessante para muitas famílias. Ela pode ser contratada para proteger qualquer tipo de imóvel. Desde casas em terrenos particulares, sobrados em condomínios e apartamentos, próprios ou alugados, sejam eles a moradia principal ou a casa de praia/campo da família.

Como funciona um seguro residencial?

Esse tipo de apólice funciona com o mesmo princípio dos outros seguros. Você paga um valor para uma empresa e ela se compromete a resolver qualquer problema que ocorra com o bem segurado. Mas, na prática, as coisas são um pouco diferentes dos seguros de automóveis ou eletrônicos que costumamos contratar.

Isso porque o principal objetivo desses seguros mais conhecidos é diminuir o prejuízo. Caso o bem seja subtraído ou aconteça algum acidente de grande porte (principalmente envolvendo terceiros, no caso dos carros). Dessa forma, o seguro se torna aquele serviço que “a gente paga para não usar”, já que  nós desejamos mesmo que essas não coisas aconteçam. Por mais que existam outros serviços inclusos, como guincho ou troca de pneu, eles ficam em segundo plano na hora de contratar.

Já no seguro residencial, o maior atrativo é justamente poder contar com esses serviços.

Você também pode gostar desse artigo – Portaria Remota

Você já parou para pensar em quanto você gasta com encanador, eletricista, vidraceiro, chaveiro, manutenção de portões, antenas, calhas e por aí vai? Isso sem falar nos serviços de reparos em eletrodomésticos: geladeira, máquina de lavar, secar ou de lavar louça… Fora o trabalho de encontrar bons profissionais que prestem esses serviços.

Contratando um seguro residencial, você pode recorrer aos serviços da seguradora em qualquer um desses casos, já que eles estão cobertos em sua apólice. Claro que existem muitos tipos de contrato — que podem incluir ou excluir algumas coberturas específicas, de acordo com as suas necessidades —, mas contar com esse serviço pode ser muito conveniente e até representar uma economia, quando fazemos as contas.

Proteção também em caso de sinistro

Além dos serviços que trazem conveniência para sua família no dia a dia, o seguro residencial também pode prevenir prejuízos em casos de sinistro: indenização por furto ou roubo de itens de valor, cobertura contra danos causados por fenômenos naturais (como enchentes), limpeza e guarda da residência, até hospedagem (caso a família precise ficar em outro local). Cada um desses serviços pode ser contratado, de acordo com suas necessidades.

Quanto ao preço de uma proteção como essa, é interessante observar que os seguros residenciais são mais acessíveis do que muitas pessoas imaginam. Isso depende muito do valor do imóvel e das coberturas contratadas, mas, de maneira geral, as apólices custam menos que um seguro de carro, por exemplo.

Isso nos remonta à pergunta inicial do post: vale a pena contratar um seguro residencial? Por mais que o seguro residencial tenha muitas vantagens, a resposta exata para essa pergunta depende muito de cada imóvel e da situação de cada família. Afinal, não compensa pagar por um serviço se você não precisa dele.

Algumas exemplos em que o seguro residencial deve ser considerado incluem casas em regiões com altos índices de criminalidade ou as que ficam desocupadas por longos períodos (famílias que viajam muito, casas de campo/praia, etc) — nesses casos, inclusive, também pode ser interessante pensar em equipamentos de segurança residencial, como câmeras e alarmes.

Outro tipo de situação em que o seguro pode valer a pena é para regiões propensas a ventanias, enchentes e outros fenômenos naturais que causam prejuízos para os proprietários. Por fim, se você utiliza muitos serviços de manutenção e está disposto a pagar pela conveniência, contar com o seguro residencial pode ser bastante interessante.

Gostou desse artigo? Inscreva-se na nossa Newsletter e receba nosso conteúdo em seu e-mail!

#SEGURANÇA
#VIAGEM
#FAMÍLIA

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS E MONTE SOLUÇÕES PERSONALIZADAS, DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE​:

Conheça nossas vagas. Realize o cadastro para trabalhar conosco.