Assim como os últimos anos, 2021 passou voando e está chegando ao fim. Isso significa que está se aproximando o período de festas e muitas empresas promovem descansos coletivos para suas equipes de trabalho. Antes de iniciar as celebrações de fim de ano, é importante destacar o quanto é fundamental pensar na segurança da sua empresa neste período.
O segundo ano de pandemia de coronavírus revelou o aumento da violência neste período, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Em 2020, houve um aumento de 4% de mortes violentas, indicando um aumento que não ocorria nos dois anos anteriores.
No entanto, o isolamento social – consequência da contenção de disseminação de Covid-19 – trouxe como resultado a diminuição em 27% de crimes patrimoniais, como roubo de veículos e estabelecimento comerciais.
Para manter estes bons resultados e evitar dores de cabeça, conheça 5 dicas para manter sua empresa segura no fim do ano.
1) Busque serviços especializados em segurança
Se a ideia é proteger o seu patrimônio, não dá para apostar em baixa qualidade. Ou seja, serviços especializados possuem credibilidade para assumir a segurança da sua empresa.
É importante que o seu negócio possa contar com uma equipe treinada e eficiente para lidar com situações de crise, dando um bom direcionamento em casos de maiores riscos. Além disso, uma equipe ágil e dinâmica também é capaz de amenizar possíveis falhas e vulnerabilidades que a sua empresa tenha na segurança.
2) Aposte em controle de fluxo e análise de dados
É fundamental ter o controle de acessos e de fluxo que ocorre em sua empresa. Conhecer a movimentação cotidiana nas suas instalações permite a identificação mais ágil de quando algo não está dentro do padrão. Em outras palavras, é mais fácil identificar quando há circulação de pessoas estranhas e alheias ao desenvolvimento do trabalho quando há controle de tráfego.
A análise desses dados também permite que estratégias sejam adotadas para reduzir riscos. Do mesmo modo, boas estratégias permitem ações adequadas e rápidas para evitar quebras no sistema de segurança.
3) Regras de segurança são fundamentais
Para garantir um ambiente mais protegido de riscos é preciso ter regras simples e claras. Acima de tudo, regras contribuem para que todos estejam cientes da importância de preservar o bem-estar coletivo.
Se a sua empresa não possui regras simples – como se identificar antes de entrar nas instalações ou seguir orientações de equipes de segurança – o risco é maior de pessoas estranhas entrarem no local. Uma dica é comunicar frequentemente aos seus colaboradores a importância que uma conduta adequada tem, sempre visando a segurança e proteção de todos.
4) Prevenção é a melhor aposta
Sua empresa possui sistemas de segurança, como câmeras, catracas e agentes de controle? A manutenção desses equipamentos deve estar em dia e ser reforçada em períodos de fim de ano.
A tecnologia é uma grande aliada na segurança patrimonial. No entanto, os equipamentos precisam passar por manutenção e revisão, sempre prevendo cenários de falhas eletrônicas.
5) Comunicação clara e entendimento do sistema de vigilância
Uma das principais maneiras de inibir ações de violência é utilizar sistemas de comunicação eficientes. Muitas vezes uma simples sinalização de que o ambiente é monitorado por câmeras já é o suficiente para evitar roubos e furtos. Local bem sinalizado também traz a sensação de segurança, fazendo com que todos os que circulam nas instalações estejam cientes de que há uma preocupação com a integridade das pessoas.
Também é importante compreender qual é a funcionalidade dos sistemas de vigilância que estão atuando na sua empresa. Equipes que fazem parte desse processo devem estar cientes de como os equipamentos funcionam.
Gostou das nossas dicas e quer garantir maior proteção para o seu negócio? A Embrasil possui soluções pensadas e planejadas para atender você e manter a sua empresa segura. Clique aqui e solicite um orçamento!