A desinfecção de ambientes para empresas sempre foi de grande importância para manutenção da saúde de funcionários, clientes e pacientes. Desde evitar o contágio de doenças corriqueiras e de fácil transmissão, como viroses, até o controle de transmissões pandêmicas, como o que se vive com a Covid-19.
Desde o início da pandemia de Covid-19 no mundo, estamos nos adaptando a uma nova realidade e nos ajustando a ter um cuidado que, mesmo que fosse necessário anteriormente, se mostrou imprescindível agora. Desinfecção de superfícies, cuidados com áreas de alta contaminação, como maçanetas e telefones, tudo isso tem ganhado um olhar mais atento.
Por isso, separamos abaixo 4 dicas para te ajudar com a desinfecção de ambientes de sua empresa e combater a Covid-19.
1 – Equipe especializada
A limpeza voltada para garantir a desinfeção de ambiente precisa de um treinamento maior por parte da equipe responsável. As faxinas comuns podem servir como um processo de disseminação de vírus e bactérias através de panos, calçados e outras ferramentas de limpeza utilizadas. Em momentos de alta disseminação de vírus, como o vivido com a Covid-19, vale apostar em uma equipe especializada para garantir um trabalho de desinfecção de ambientes eficaz. Além disso, profissionais de limpeza não treinados e sem os equipamentos de segurança necessários se colocam em risco, visto que são expostos a resíduos passíveis de contaminação.
2 – Treinamentos para todos da empresa
Além de uma equipe de limpeza profissional, todos os funcionários de sua empresa precisam estar cientes das boas práticas para manter o ambiente de trabalho seguro e saudável. Vale sempre relembrar as regras de lavagem das mãos, uso correto de máscaras e distanciamento. Por mais que estas orientações sejam de conhecimento comum, é normal nos esquecermos com o tempo.
3 – Cuidado com equipamentos de uso comum
Instruir sua a equipe a não tocar com as mãos ou copos nos bicos de bebedouros e cafeteiras é um exemplo de esclarecimento que pode evitar o contágio de setores inteiros. O mesmo vale para botões de impressoras, telefones e portas de geladeira. Mantenha sempre álcool e lenços descartáveis por perto e oriente que estas superfícies sejam limpas após o uso.
4 – Disponibilize uma forma de hidratação das mãos
Algumas pessoas sofrem com o ressecamento das mãos ao lavar e aplicar álcool em gel várias vezes ao dia. Isso pode tornar a rotina de cuidados com a higienização das mãos um transtorno e causar baixa aderência aos cuidados. Para fortalecer a adesão de seus funcionários nas rotinas de desinfecção de ambientes, ofereça hidratantes ao lado dos displays de álcool. Mas sempre importante lembrar que a hidratação só pode ser feita após a higienização eficaz das mãos com sabonete e álcool.
Algumas dicas são simples e outras exigem mais atenção, porém todo cuidado é válido quando tratamos de um assunto tão sério como a desinfecção de ambiente para empresas. Afinal, seus profissionais, pacientes e clientes precisam estar seguros.
Precisando de uma equipe especializada para cuidar da higiene e segurança de sua empresa? Converse conosco clicando aqui.