Notícias

Página inicial / Notícias / Gestão dos serviços de limpeza: o que não pode faltar na pós pandemia?

Gestão dos serviços de limpeza: o que não pode faltar na pós pandemia?

Uma gestão dos serviços de limpeza eficiente e responsável é a melhor forma de garantir que o ambiente de trabalho não será um foco de contaminação. Depois de meses de isolamento em casa e home office, cada vez mais empresas estão retornando às atividades no escritório ou se preparando para isso.

Com todas as alterações que a pandemia impôs e as novas preocupações com higiene e segurança, é normal que muitos gestores fiquem em dúvida do que é preciso fazer para garantir que essa retomada pós-pandemia seja feita da forma ideal. Nesse artigo, nós vamos explicar algumas questões indispensáveis na gestão dos serviços de limpeza, que vão ajudar nesse processo — afinal, os serviços de limpeza se tornaram ainda mais importantes do que já eram. 

1. Reforço nos treinamentos

Uma boa equipe de limpeza terceirizada deve ser treinada (e reciclada, periodicamente) para fazer seus serviços da forma mais eficiente possível.  Mas, nessa retomada, é indispensável que esse treinamento seja reforçado, salientando a responsabilidade que esses profissionais têm em limpar cada ambiente da empresa com 100% de dedicação.  

2. Uma nova programação

Nesse sentido dos treinamentos, também é interessante observar que a programação da limpeza precisará sofrer alterações: locais de grande fluxo, como portarias e elevadores, precisarão ser limpos com mais frequência. Também será necessário ter um cuidado especial com superfícies que sejam tocadas por muitas mãos, como maçanetas, corrimãos e painéis de elevadores. 

Por outro lado, é importante que os gestores sinalizem aos colaboradores que manter muito material de escritório e enfeites nas mesas — o que dá mais trabalho para a equipe de limpeza — não é algo recomendado nesse momento. Além disso, muitas empresas estão fazendo rodízio entre as equipes para poder manter o distanciamento social nas estações de trabalho.

Ou seja: de modo geral, haverá uma nova rotina para a gestão dos serviços de limpeza, com prioridades diferentes daquelas de antes da pandemia.

3. Reposição de itens de higiene

Repor itens de higiene pessoal, como sabonetes nos banheiros, é uma das tarefas da gestão dos serviços de limpeza, certo? Pois agora essa tarefa precisa ser feita com atenção redobrada, uma vez que as pessoas precisam higienizar suas com uma frequência maior. Além disso, os dispensers de álcool em gel, que costumavam nem ser utilizados por algumas empresas, agora são indispensáveis. Se isso não estava na escala da equipe de limpeza, agora deve constar com todo destaque. 

4. EPIs são ainda mais importantes

A gestão dos serviços de limpeza sempre precisou se atentar à questão dos equipamentos de proteção individual. Mas, agora, os profissionais precisarão se proteger ainda mais do que antes, já que podem entrar em contato com superfícies contaminadas. 

Por isso, é necessário ter um grande suprimento de luvas e máscaras descartáveis, bem como face shields (protetores faciais). Os equipamentos descartáveis precisam ser trocados com frequência, segundo as diretrizes dos órgãos de saúde. Além disso, em alguns locais, podem ser necessários o uso de macacões e calçados especiais. 

Com efeito, isso pode gerar despesas para os gestores. Porém, trata-se de um investimento na segurança e na saúde de toda a equipe, para que a empresa possa continuar a retomada pós-pandemia sem imprevistos desagradáveis. Por fim, é interessante observar que a gestão dos serviços de limpeza pode contribuir para a segurança e saúde da empresa de outras formas, recorrendo a itens de tecnologia. Nesse sentido, há soluções muito interessantes, como sistemas para monitorar o cumprimento das escalas de limpeza de forma automática, pelas câmeras, além do uso de dispensers de álcool em gel. Conheça alguns desses dispositivos nesse outro artigo do blog Embrasil.

A saúde mental dos colaboradores é tão vital quanto suas habilidades técnicas. Priorizar o bem-estar...

O planeta enfrenta mudanças climáticas naturais evidentes, que são agravadas pela ação humana. O aumento...

A rotina empresarial é desafiadora e exige soluções eficientes para manter as operações funcionando de...