O item segurança vem se destacando nos últimos anos como um problema público. Com a sensação cada vez maior de falta dela, e a crescente de criminalidade, o investimento em segurança patrimonial torna-se cada vez mais necessário.
Afinal, nenhuma camada social está livre de assaltos, latrocínios e violações de privacidade. E sabemos que os danos proporcionados por essas ações não são apenas materiais, provocam danos ao psicológico dos indivíduos.
Para ajudar você a se manter seguro listamos 5 principais dicas de segurança patrimonial. Confira!
O que é segurança patrimonial?
A segurança patrimonial diz respeito às atividades que visam à proteção de bens relacionados à organização desde recostos financeiros, inteligência e até mesmo estrutura física.
Dessa forma, dentre os itens de segurança que requerem atenção podemos destacar:
Gestão administrativa
Vigilância patrimonial
Prevenção e combate a incêndios
Segurança de dados
Conheça 5 dicas para aumentar a segurança patrimonial
A segurança patrimonial é uma recuso que necessita de um sistema bem planejado para que apresente efeitos positivos na organização. Abaixo apresentaremos as 5 principais dicas que sua empresa não pode abrir mão. Veja!
Leia também: Mercado: Congresso debate principais tecnologias para setor de segurança
Compare e analise os dados
Com base em dados como a quantidade de pessoas que circulam no estabelecimento, quantidade de visitantes, quantidade de moradores, onde as pessoas trabalham torna-se possível desenvolver estratégias de segurança patrimoniais mais eficazes.
Além disso, há a possibilidade de planejar situações preditivas com objetivo de prever possíveis ações fora da normalidade e agir sobre elas.
Contrate serviços específicos
Investir em serviços de segurança patrimonial é ideal para que sua empresa não caia em golpes. Afinal, essas empresas já possuem conhecimento no segmento e apresentam uma série de equipamentos que podem se adequar ao seu negócio.
Nesse sentido, sempre tenha em mente quais são as falhas da organização em termos de segurança, e qual a estratégia que será priorizada. Dessa forma, torna-se mais fácil decidir pelo equipamento de acordo com a prioridade.
Além disso, busque por treinamentos e questione sobre a necessidade ou não de contratação de pessoas para equipe.
Desenvolva regras de segurança
Independentemente se é uma empresa ou condomínio, sempre é preciso estabelecer regras claras quanto à entrada e saída de pessoas. Para que o estabelecimento possa ter controle de quem entra e quem sai e quantidade de pessoas na organização.
Conscientize todas as pessoas e colaboradores sobre as regras com reuniões, convenções, assembleias, e comunique em locais onde há grande circulação de pessoas.
Realize a manutenção preventiva dos equipamentos
Tão importante quando realizar a instalação desses equipamentos é manter um cronograma de manutenção preventiva. Dessa forma, torna-se possível garantir a eficácia e segurança esperada.
Mantenha o diálogo com a empresa contratada com objetivo de estabelecer esse cronograma de manutenção.
Entenda tudo sobre o sistema contratado
De nada adianta ter uma série de equipamentos de segurança patrimonial instalados pela organização se a cada problema é necessário ligar para a terceirizada.
Portanto, durante o processo de implementação peça todas as informações necessárias e garanta que os colaboradores que terão contato com eles estejam cientes.
Agora que você já conhece o futuro da segurança privada, confira como a Embrasil pode manter sua empresa mais segura!