O vigilante é um profissional que tem como principal função proteger pessoas, patrimônios e empresas. A atividade é regulamentada pela LEI Nº 7.102, que dispõe sobre segurança para estabelecimentos financeiros, estabelece normas para constituição e funcionamento das empresas particulares que exploram serviços de vigilância e de transporte de valores, estabelece os critérios e formas de execução da profissão, bem como os serviços de formação e atualização que devem ser oferecidos aos profissionais.
Seu papel é zelar pela segurança do local em que trabalha, prevenindo a ocorrência de crimes e agindo de forma preventiva em situações de risco.
O profissional deve seguir as normas e procedimentos estabelecidos pela empresa contratante e pela legislação, o controle e o acesso de pessoas e veículos ao local em que trabalha também pode ser exercida pelo mesmo, bem como fiscalizar o uso de equipamentos de segurança e monitorar sistemas de alarme e câmeras de segurança.
A atuação do profissional pode ser em diversas áreas, dependendo da necessidade da empresa contratante. Algumas das principais áreas de atuação de um vigilante incluem:
- Segurança privada: é a área mais comum de atuação para um vigilante. Nessa área, o vigilante trabalha em empresas de segurança privada, que prestam serviços de segurança para clientes em diversos setores, como comércio, indústria, hospitais, escolas, entre outros.
- Escolta armada: nessa área, o vigilante é responsável por acompanhar e proteger cargas de alto valor durante o transporte, evitando possíveis roubos ou furtos.
- Vigilância patrimonial: o vigilante atua na proteção de patrimônios, como prédios comerciais, condomínios residenciais, entre outros. Sua função é garantir a segurança dos locais e das pessoas que trabalham ou frequentam esses lugares.
- Vigilância bancária: nessa área, o vigilante trabalha em agências bancárias, garantindo a segurança do local, dos funcionários e dos clientes.
- Segurança de eventos: em eventos de grande porte, como shows e festivais, o vigilante pode atuar na segurança do local e do público presente.
Contratar um vigilante para um estabelecimento traz diversos benefícios, sendo um deles a segurança dos clientes e funcionários, além de a presença de um vigilante fazer total diferença no ambiente, podendo dissuadir a ação de criminosos e minimizar os danos em caso de ocorrências, contribuindo para a proteção dos bens e da imagem da empresa.
Vale destacar que a contratação de um vigilante deve ser feita de forma legal, respeitando as normas e regulamentações do setor de segurança privada.
A Embrasil conta com uma equipe extremamente qualificada e treinada que faz a segurança para bancos, indústrias, escolas, empresas de médio e grande porte e hospitais. Garantimos a segurança de qualquer estabelecimento com equipe de vigilância no local, podendo ser até de 24 horas por dia.