Não é só no Big Brother Brasil que as câmeras ficam ligadas 24h por dia. Afinal, basta andar pelas ruas, condomínios, espaços públicos e privados para identificar câmeras privadas de monitoramento.
Essa é mais uma das medidas para segurança de pessoas, implementada tanto por rede privada quanto pública.
Nas áreas urbanas, as câmeras já se tornaram itens comuns de segurança. Grande parte dos crimes já conta com imagens de vídeo como parte da solução ou identificação dos criminosos.
Casas, condomínios, escolas e empresas têm aderido às câmeras privadas. Mas como saber onde termina o público e começa privado? Conheça um pouco mais sobre a discussão que envolve as câmeras privadas:
Câmeras privadas: Uma questão de segurança e privacidade
Basta olhar para os lados, seja na rua ou em ambientes privados, para identificar câmeras de segurança. Nossa imagem é capturada 24 horas por dia em diferentes locais tal qual um reality show.
Embora grande parte das pessoas entenda a questão de segurança, muitas outras se incomodam com a redução de privacidade.
Atualmente o Brasil não apresenta leis que regulamentem a instalação de câmeras de segurança. Esse é um fator que ressalta ainda mais a necessidade de implementação realizada por empresas especializadas. Equipes que irão se assegurar quanto à ética e respeito à privacidade de cidadãos.
Afinal, a as câmeras deixaram de ser um luxo para transformarem-se em um item de segurança para empresas e pessoas.
Como realizar a instalação?
O objetivo da instalação das câmeras privadas é manter a segurança de pessoas, sem infringir a privacidade. Neste sentido, existem algumas dicas para que sua empresa consiga obter o melhor desse dispositivo. Confira:
Defina locais estratégicos para a instalação das câmeras de segurança. Não adianta que elas sejam distribuídas por todos os locais do estabelecimento, se elas não conseguirem captar amplamente o ambiente ou a imagem de pessoas.
Mantenha as imagens seguras para que somente os responsáveis tenham acesso ao material. A divulgação deve ocorrer somente mediante a ordem judicial.
A instalação sempre deve priorizar a privacidade de moradores, clientes ou usuários. Essa é uma forma saudável de se viver em sociedade.
Antes de realizar a instalação pesquise por empresas especializadas, entre em contato com seus clientes, conheça seu modo de atuação. Essa é uma forma de se manter longe de processos e enrascadas envolvendo o uso indevido de imagens.
Apesar dessas dicas, é sempre ideal que a empresa tire dúvidas com especialistas. Entre em contato com a Embrasil e consulte nossa equipe!