Notícias

Página inicial / Notícias / Como será o mercado de segurança e facilities pós-pandemia? Confira três tendências.

Como será o mercado de segurança e facilities pós-pandemia? Confira três tendências.

A Embrasil Segurança tem mais de 25 anos de experiência no mercado de segurança e facilities. Por isso, nossa equipe já passou pelas mais variadas situações — e resolveu a enorme maioria delas com excelência. Porém, como sabemos, a pandemia é uma situação nova para o mundo inteiro. Autoridades de saúde e especialistas em diversas áreas ainda estão discutindo como reagir aos novos desafios impostos pela covid-19. 

Isso nos remete ao assunto desse texto: as tendências mais importantes para o mercado de segurança e facilities, no pós-pandemia. Embora a situação seja nova para todos e ninguém possa dizer com certeza como serão os próximos meses e anos, a equipe Embrasil já observou algumas mudanças na prestação de serviços para seus clientes que retomaram as atividades presenciais. 

Analisando esse cenário, é possível apontar três tendências importantes para o mercado de segurança e facilities pós-pandemia do covid-19: a valorização dos profissionais, novos usos para tecnologias existentes e o surgimento de novas tecnologias para prevenção. Cada uma delas será explicada melhor, a seguir. 

1. Valorização dos profissionais (e dos treinamentos) 

Quando pensamos no mercado de segurança e facilities de forma mais ampla, podemos não lembrar da importância que cada profissional tem para a prestação dos serviços. Mas isso é algo que pode mudar, no pós-pandemia — afinal, se um profissional falhar em um procedimento de prevenção, toda a equipe pode ser contaminada. 

Nesse contexto, os profissionais bem preparados — que seguem todos os protocolos, zelam pela segurança e higiene do ambiente e contribuem para a saúde de todos — serão valorizados, assim como o treinamento que eles receberam.  

Será indispensável fazer cursos periódicos, tanto para que os colaboradores continuem seguindo os procedimentos necessários, quanto para que esses procedimentos se mantenham atualizados com as novas descobertas da ciência e as novas fases de retomada das atividades.  

2. Novos usos para tecnologias existentes 

O mercado de segurança e facilities observará grandes investimentos em tecnologia, no período pós-pandemia — tanto que dois, dos três itens dessa lista, estão relacionados com esse assunto. Contudo, além de novos sistemas, é interessante observar que tecnologias existentes poderão ter novos usos. 

Um exemplo disso são os controles de acesso, que podem ser usados para impedir que pessoas sem máscara entrem nas empresas ou que muitos colaboradores entrem em um mesmo ambiente, causando aglomerações. Ou, então, o uso das câmeras de segurança para verificar o distanciamento social ou gerenciar o trabalho das equipes de limpeza.  

Dessa forma, as empresas podem se preparar para a retomada das atividades presenciais sem grandes investimentos, com algumas adaptações em sistemas já utilizados. 

3. Novas tecnologias para prevenção 

Além da preocupação com a segurança, a inovação no mercado de segurança e facilities no pós-pandemia será movida pela prevenção — isto é, novas tecnologias que possam contribuir para evitar a covid-19 nas empresas.  

Algumas dessas soluções já estão no mercado, como é o caso dos totens de controle de acesso que analisam a temperatura corporal das pessoas, bem como se elas estão usando máscara, permitindo a entrada apenas das pessoas que cumprem os critérios. Também os controles de acesso inteligentes, que trancam as portas assim que o número máximo de pessoas em um ambiente é atingido.  

Outros exemplos envolvem o circuito interno de TV: já existem tecnologias que permitem aferir a temperatura corporal das pessoas por câmeras, observar a utilização dos dispensers de álcool em gel, entre outras funcionalidades.  

Novas soluções de tecnologia ligadas à prevenção podem acabar surgindo no futuro. Essas, que já existem — e são oferecidas pela Embrasil Segurança, inclusive — tendem a ser cada vez mais procuradas, pelas empresas. 

A saúde mental dos colaboradores é tão vital quanto suas habilidades técnicas. Priorizar o bem-estar...

O planeta enfrenta mudanças climáticas naturais evidentes, que são agravadas pela ação humana. O aumento...

A rotina empresarial é desafiadora e exige soluções eficientes para manter as operações funcionando de...