Notícias

Página inicial / Notícias / OS DRONES PODEM SER USADOS NA SEGURANÇA PRIVADA? 

OS DRONES PODEM SER USADOS NA SEGURANÇA PRIVADA? 

A utilização de drones em diferentes atividades é uma prática que veio pra ficar. Antes de mais nada, o uso de drones representa um avanço tecnológico de grande importância para os diversos setores da sociedade. Mapeamento de áreas, controle de áreas rurais, captação de imagens em locais de riscos, entrega de produtos e muito mais. Tratam-se de equipamento de alta performance e grandes aliados, mas será que os drones podem ser usados na segurança privada? 

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), uma agência reguladora federal, é responsável pela criação de regras para operações de aeronaves não tripuladas, ou seja, os drones. A agência determina regras para o uso de drones, que são complementares às regras do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). De maneira prática, é possível sim utilizar drones para serviços de segurança, desde que as exigências dos órgãos sejam atendidas e respeitadas. A partir disso, conheça 3 maneiras como os drones podem auxiliar na segurança da sua empresa: 

  1. Imagens de áreas de risco 

Por serem equipamento de alta performance, os drones são grandes aliados na segurança de territórios que apresentam áreas de riscos ou de difícil acesso de câmera fixas de vigilância. Com drones, é possível fazer voos em diferentes momentos do dia, inclusive garantindo o envio de imagens de alta resolução para centrais de monitoramento. 

Estes equipamentos também permitem a identificação de atitudes suspeitas, alterações na movimentação do fluxo de pessoas, além de permitir que a equipe de segurança identifique situações de risco com antecedência – possibilitando o planejamento de ações para gestão de crise. 

  1. Preservação da integridade da equipe de vigilância 

Profissionais de vigilância e segurança são capacitados e treinados para identificar riscos, sempre agindo de maneira adequada em cada situação. No entanto, isso não significa que não estejam expostos. O uso de drones na segurança privada permite a redução de vulnerabilidades, contribuindo para a identificação de problemas sem que a equipe esteja presencialmente no local de risco. E quando falamos em risco, também nos referimos a locais altos, de difícil acesso e que apresentem um perigo à integridade física do profissional.  

  1. Apoio na identificação de situações suspeitas 

Mesmo à noite, os drones oferecem alto potencial de apoio à equipe de segurança da sua empresa. Com a redução de visibilidade quando está escuro, os drones são aliados quando equipados com câmeras de visão noturna e térmicas. Esses equipamentos também suprem a necessidade de monitorar ambientes distantes da central, permitindo que o segurança patrimonial não tenha que se ausentar para verificar uma região externa.  

A contratação de empresas especializadas na operação de drones para a segurança da sua empresa é uma decisão importante. A Embrasil oferece soluções com drones que garantem a segurança de profissionais vigilantes e atendem as necessidades de cuidado da sua empresa. Conheça as tecnologias disponíveis no mercado de segurança patrimonial e entre em contato com a Embrasil – há 25 anos atuando no setor de segurança privada. 

O planeta enfrenta mudanças climáticas naturais evidentes, que são agravadas pela ação humana. O aumento...

A rotina empresarial é desafiadora e exige soluções eficientes para manter as operações funcionando de...

O período de férias é tradicionalmente marcado por uma redução no fluxo de colaboradores e...