Você já deve ter ouvido a expressão “O Brasil é um país continental”. A expressão bastante conhecida para falar sobre a extensão territorial do Brasil também faz parte das discussões sobre o avanço da violência. Por se tratar de um país tão grande, é de se esperar que os índices mostrem a violência espalhada por todos os cantos do Brasil. Recentemente, no final de agosto de 2022, o Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgou a lista das cidades mais violentas do Brasil, com maior taxa de mortes violentas intencionais. Apesar da lista não ser composta por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e Goiânia, por exemplo, sabemos que os grandes centros não são numerosos apenas em habitantes, mas também em problemas relacionados com a segurança pública.
Aproveitando que o tema da segurança está em constante discussão no país, vamos dar algumas dicas importantes para moradores de grandes centros que desejam potencializar os cuidados com a segurança de suas residências.
Sistema de segurança residencial
Existem sistemas de segurança pensados especialmente para atender as necessidades de residências. São sistemas customizados para a realidade de cada lar, oferecendo ferramentas adequadas para aumentar a proteção do ambiente.
O sistema de segurança pode conter câmeras de monitoramento, contribuindo para a identificação de movimentações estranhas ao redor das residências. As câmeras podem ser instaladas em ambientes externos e internos, sempre se adequando à melhor estratégia para proteger cada casa e suas necessidades.
Verificação biométrica
Existem equipamentos de alta tecnologia para o acesso a ambientes internos, por meio de biometria. Fechaduras biométricas, por exemplo, são opções modernas de controles de acesso, além de apresentar confiança e durabilidade.
Da mesma forma, existem leitores que fazem reconhecimento facial. São equipamentos de grande precisão, que consultam um banco de dados virtual para identificar se a leitura do rosto da pessoa é compatível com sua autorização de entrada no local.
Portarias especializadas
Uma das maneiras que a sociedade civil encontrou de organizar nos grandes centros urbanos do país foi criando e expandindo as moradias em condomínios residenciais. Os condomínios permitem uma organização específica dentro da própria cidade, com regras de convivência que melhor atendem todos que moram e vivem naquele espaço.
A maior segurança em condomínios residenciais é vista como uma das principais vantagens para quem deseja morar nesses ambientes. Condomínios, no geral, contam com sistemas de segurança avançados, câmeras de monitoramento, alarmes e portarias que controlam o acesso de pessoas.
Profissionais especializados e capacitados para atuação em portarias e recepções contribuem muito para a identificação de situações de risco em condomínios. As portarias, em geral, fazem
registros de visitantes, conferem documentação de quem deseja entrar no espaço, fazem contato com os moradores para confirmar se estão aguardando visitas e outras atividades que colaboram para a segurança no local.
A Embrasil é uma empresa que atua há mais de duas décadas no mercado de segurança. Por conhecer as dificuldades encontradas pelas pessoas, consegue oferecer soluções que ajudam a melhorar a qualidade de vida em grandes centros e aumentar o nível de segurança de lares brasileiros. Quer saber mais sobre o nosso trabalho? Entre em contato com a nossa equipe clicando aqui.