A discriminação no ambiente de trabalho é uma prática que pode criar um ambiente hostil e prejudicar tanto a saúde emocional quanto o desempenho dos funcionários. Cabe às organizações tomar medidas preventivas, oferecendo clareza e orientação, ajustando métodos e metas com comunicação adequada e proporcionando coordenação e suporte por parte dos superiores.
Criando um Ambiente Acolhedor
A falta de atenção às questões emocionais e a ausência de espaço para relatos e opiniões sobre o ambiente de trabalho podem gerar um ambiente hostil. É fundamental que as organizações priorizem a saúde emocional de seus colaboradores e incentivem um espaço onde todos se sintam ouvidos e valorizados.
Responsabilidades dos Gestores
De acordo com a Resolução CNJ n.° 351/2020:
“Art. 6.º Os gestores são responsáveis pela análise crítica dos métodos de gestão e organização do trabalho adotados na sua unidade e corresponsáveis pela promoção de relações de respeito à diversidade, cooperação e resolução de conflitos em sua equipe.
§ 1.º Os gestores buscarão o desenvolvimento permanente de suas competências relacionais e de gestão de pessoas, levando em conta especialmente a experiência e o aprendizado propiciados pelas interações no contexto de trabalho, bem como ações específicas de capacitação gerencial.
§ 2º Os gestores solicitarão suporte da área competente sempre que necessitarem de apoio para tratar de gestão de pessoas, resolução de conflitos, enfrentamento ao assédio e à discriminação, saúde mental no trabalho e outros temas afins”.
Tipos de Discriminação
Existem várias formas de discriminação que podem ocorrer no ambiente de trabalho, incluindo:
ETARISMO, RACISMO, MACHISMO E MISOGINIA, SEXISMO, LGBTFOBIA, GORDOFOBIA, CAPACITISMO.
Consequências e Riscos da Discriminação
A discriminação pode levar a consequências graves, como:
-Desmotivação e baixa produtividade
-Aumento do estresse e problemas de saúde mental
-Rotatividade alta de funcionários
-Danos à reputação da empresa
Nos ajude a difundir boas práticas de convivência para que possamos tornar os ambientes de trabalho mais inclusivos e respeitosos.
Baixe nossa cartilha para orientações sobre os principais tipos de discriminação e as medidas que podem ser tomadas para preveni-las.