Portaria remota, você já conhece? Como explicamos anteriormente, em outro artigo publicado aqui no blog da Embrasil, esse serviço pode ser uma ótima opção para prédios residenciais ou comerciais: o porteiro não fica no mesmo espaço físico, mas sim em uma central, realizando as mesmas funções que você espera de um porteiro “tradicional”. Hoje, nós vamos nos dedicar a explicar os benefícios da portaria remota — que são muitos, mas nós vamos resumir em apenas três, para não alongar sua leitura.
Redução de custos
Como dito, a portaria remota oferece o mesmo nível de praticidade e segurança da tradicional: os profissionais recebem convidados, entram em contato com os moradores, autorizam a entrada ou não… Porém, a contratação desse serviço costuma ter um preço muito menor. Desse modo, é possível reduzir custos na sua empresa ou diminuir o peso da portaria na taxa de condomínio.
Além disso, é interessante pontuar que o menor custo pode tornar a portaria remota acessível para aqueles clientes que não tem condições de arcar com o serviço tradicional. Se esse é o seu caso, a opção remota é ainda mais interessante.
Atuação ágil e efetiva
É claro que uma boa fornecedora de serviços terceirizados sempre vai oferecer profissionais bem treinados e preparados, independente da atuação remota ou presencial. Contudo, porteiros que atuam de forma remota, nas centrais, têm mais contato com colegas e gestores — de modo que eles adquirem um conhecimento maior para lidar com os mais diversos tipos de situações e têm a quem recorrer para pedir orientação, caso não saibam como agir.
Nesse sentido, é interessante refletir que um profissional de portaria remota nunca será rendido por criminosos, o que pode até evitar invasões ao condomínio. Além disso, ele sempre poderá chamar a polícia ou as equipes de segurança sem se colocar em risco.
Foco no que realmente é necessário
É comum, principalmente em condomínios residenciais, que os profissionais sejam desviados de suas funções para atender a chamados dos moradores — muitas vezes de cunho particular —, deixando a portaria desatendida. Ou, então, o colaborador precisa se ausentar para fazer seu intervalo, ir ao banheiro ou qualquer outra atividade… Na portaria remota, como há várias pessoas na central, a disponibilidade é contínua, sem maiores problemas.
Naturalmente, a presença do porteiro no local também tem suas vantagens — como o contato humano com os condôminos e visitantes, por exemplo —, sendo que essa modalidade pode ser a mais indicada em vários casos. Por outro lado, se algum dos benefícios relatados acima parece interessante para a sua situação, a escolha pela portaria remota deve ser considerada.
Para finalizar, você também deve observar a qualidade da empresa de portaria remota que será contratada: os profissionais devem ser muito bem capacitados e o fornecedor deve investir muito em tecnologia, para evitar que ocorram falhas no serviço. Levando esses fatores em conta, você provavelmente ficará satisfeito com o serviço prestado. Se quiser conhecer mais sobre como a portaria remota funciona aqui na Embrasil, clique aqui.