No mês de fevereiro a volta às aulas presenciais começa a se tornar uma realidade para muitas famílias. Para que isso aconteça de forma a minimizar os riscos, é preciso que as escolas se preparem e, também, que as famílias orientem as crianças sobre os cuidados necessários.
Orientações da família para as crianças
Para a segurança de todos na volta às aulas presenciais, é preciso que toda a comunidade escolar esteja consciente dos cuidados necessários, e as famílias têm um grande papel na orientação das crianças e adolescentes sobre isso.
Na organização do material escolar, é uma boa ideia checar na noite anterior se todos os itens necessários estão na mochila: máscara para troca, saquinho para armazenar a máscara usada, garrafinha de água e demais materiais individuais.
Principais cuidados na volta às aulas
Que tal um checklist? Esses são principais hábitos que deverão fazer parte da rotina escolar e que é preciso reforçar com as crianças na volta às aulas presenciais:
● Uso de máscara (se exigido), levando máscara reserva e armazenando as máscaras sujas em um lugar adequado.
● Higienização constante das mãos, lavando com sabão e passando álcool gel.
● Manter o distanciamento entre as carteiras e em outros espaços, inclusive no recreio.
● Não compartilhar materiais nem alimentos, levando sua própria garrafa de água e lanchinho.
● Não ir à escola caso haja qualquer sintoma suspeito ou tenha tido contato com alguém infectado.
Com a colaboração entre escola, famílias e alunos, a volta às aulas será mais segura e todos poderão aproveitar os benefícios desse retorno tão esperado.
Leia também: RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA EM GRANDES CENTROS
Antes de sair de casa
● Observar se não há ninguém suspeito nas proximidades da residência, pois os criminosos aproveitam o momento de distração para praticar os assaltos.
● Evite mexer em bolsas ou carteiras para entregar dinheiro às crianças, seja na saída de casa, no trânsito ou nas proximidades.
● Oriente seus filhos a utilizar com discrição os celulares, notebooks e demais equipamentos eletrônicos. As crianças são vítimas potenciais dos bandidos, principalmente por não oferecerem maior resistência.
● Ensine a criança para que ela aprenda o próprio endereço, telefone, nome dos pais, nome dos responsáveis, e que procure um policial caso se sinta perdida, assustada ou ameaçada. A criança também deve ser orientada a evitar contato com pessoas estranhas, aceitar caronas, pois podem ser sequestradas.
● Caso a criança vá sozinha a pé para a escola, deve optar por andar em grupo no trajeto das escolas ou em longas caminhadas. Se possível, combine com vizinhos ou colegas de classe que façam o mesmo caminho para irem e voltarem juntos da escola.
Caso você tenha alguma dúvida ou queira solicitar um orçamento, clique aqui e converse com um dos nossos especialistas em segurança. Um bom retorno às aulas!