A tecnologia é uma grande aliada quando falamos em modernização de empresas. Com o avanço dos investimentos no setor de tecnologia e a abertura do mercado para a implementação de novos sistemas, as empresas são beneficiadas por recursos cada mais impressionantes.
O reconhecimento facial tem se difundido muito no setor empresarial, levando em consideração sua performance de qualidade e capacidade de oferecer resultados de alto desempenho. Hoje, vamos compreender de que maneira o uso do reconhecimento por biometria facial pode trazer diversos benefícios para fazer gestão de funcionários e proteção de patrimônio.
De maneira simples, o reconhecimento por biometria facial é um sistema que faz a identificação de pessoas por meio de um leitor de traços faciais. O reconhecimento facial faz uma espécie de escaneamento do rosto de pessoas que querem acessar o local, buscando em um banco de dados as informações para fazer a liberação da pessoa no ambiente desejado.
Essa tecnologia pode ser instalada em diferentes locais, como salas de reunião, salas de diretoria, escritórios com documentos e arquivos, e assim por diante. O sistema pode ser instalado também em agências bancárias, cofres, escolas, hospitais, ambientes de gestão prisional e tantos outros segmentos que querem fazer o controle do fluxo de pessoas.
Os leitores de reconhecimento facial também podem ser instalados em uniformes de vigilantes que atuam no controle de acessos, fazendo com que o profissional e uma central de monitoramento tenham acesso aos dados de quem circula pelo ambiente.
É possível bloquear o acesso de alguém com o reconhecimento facial?
Sim! Assim que faz a leitura facial da pessoa, o sistema acessa um banco de dados com informações relevantes para liberar ou não o acesso ao espaço. É possível que somente algumas pessoas tenham a entrada liberada ou que pessoas tenham acesso bloqueado. O sistema é programado para se adequar às necessidades de cada empresa.
Um dos grandes benefícios desta tecnologia é o seu nível de agilidade na leitura biométrica. O sistema é capaz de identificar a pessoa em questão de segundos, apenas fazendo a leitura de seus traços físicos.
Cuidados com a lei de proteção de dados
Um dos pontos de grande importância ao implementar um sistema de leitura biométrica é conhecer a legislação do país. Apesar de não possuir uma legislação específica para a leitura biométrica, o país possui a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo a segurança e liberdade das pessoas.
O uso de dados coletados pela leitura biométrica não pode ser feito de forma indiscriminada. Esse é um dos motivos importantes de fazer a contratação de uma empresa especializada no assunto e que saiba orientar os clientes para não violarem a legislação.
Principais vantagens do reconhecimento facial
De maneira resumida, veja quais são os principais benefícios de fazer instalação de reconhecimento facial na sua empresa:
- Agilidade na leitura e identificação de pessoas
- Otimização de tempo e praticidade para registrar jornadas de trabalho
- Maior segurança e controle de acesso de estranhos
- Identificação imediata de pessoas suspeitas que tentam adentrar ambientes controlados
- Tecnologia que pode atuar em conjunto com sistemas de monitoramento e vigilância
Gostou de conhecer mais sobre essa tecnologia? Faça contato com a Embrasil e descubra como o reconhecimento facial pode ser implementado no seu negócio. Veja como as soluções de segurança da Embrasil podem potencializar o cuidado com o seu patrimônio. Fale conosco!